O Brasil ocupa o primeiro lugar dos países produtores de café, sendo responsável por mais de 35% da produção mundial. Abriga inúmeras regiões que cultivam o magnífico grão, dentre elas, o estado de Minas Gerais é o maior, responsável por mais de 50% da produção brasileira.

Acima de tudo, o estado tem sua produção com 98% de café arábica e conta com regiões que contribuem para números tão expressivos. Dentre elas a Região do Cerrado Mineiro, abrangendo cerca de 55 municípios, e tendo reconhecimento pelo trabalho realizado com o café, sendo sinônimo de “saber fazer” na hora de produzir.

O que torna o Café da Região do Cerrado Mineiro tão distinto perante os demais?
Neste sentido, a primeira Região reconhecida com Denominação de Origem, estipulou regras para cada produtor conseguir o selo de qualidade. Tudo pensado de forma exemplar para dar continuidade a característica diferenciada de seus cafés especiais.

Além disso, na Região do Cerrado Mineiro são produzidos grãos de café de alta qualidade, resultado de um terroir influenciado por características exclusivas da região, como estações climáticas bem definidas, temperatura e altitude ideais. O solo, clima, variedades plantadas e o sistema de cultivo conferem a identidade única do café do Cerrado Mineiro.

Outro diferencial é o valor compartilhado. O “café produzido com atitude, ético, rastreável e de alta qualidade” é tido como lema da Região do Cerrado Mineiro, atuando na geração de valor ao café e toda sua cadeia produtiva.

A região é ideal para o cultivo de cafés especiais, trazendo características sensoriais de um café de altíssima qualidade, possuindo aroma intenso, acidez delicadamente cítrica, corpo encorpado e sabor inigualável. Tudo isto, obedecendo a qualidade mínima de 80 pontos, conforme escala da Associação Americana de Cafés Especiais, estipulada para a obtenção do selo de Café do Cerrado.

Neste contexto, o Café Filomena Estefânia se orgulha ser parte do Café da Região do Cerrado Mineiro, estando sempre presente e preenchendo com maestria todos os requisitos para a obtenção do selo. Se tornando, cada vez mais, um exemplo para os produtores de café especial, passando pela experiência de anos na produção, ótimas formas de cultivo e rigoroso processo de qualidade.

Que tal experimentar um dos sabores da Região do Cerrado Mineiro? O Café Filomena Estefânia é um ótima pedida!

30junho
2024
  • 495
  • 0

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Inscreva-se e

Receba Novidades